sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Uma horta biológica em projecto pedagógico

A EB1 da Torreira (Fregim) em articulação com o JI, no presente ano lectivo de 2009/10, deram início a um projecto pedagógico que passa pelo retomar de antigas práticas de decomposição de produtos naturais e da sua utilização como fertilizantes em horta, onde os alunos vão poder acompanhar os mais simples procedimentos da agricultura tradicional de auto-consumo.
Em simultâneo, com a criação e manutenção de uma horta biológica onde os fertilizantes químicos não terão lugar, fazemos compostagem doméstica como técnica de produção de fertilizante da terra para a agricultura biológica.
Depois da montagem de um compostor, no recinto da escola, em Novembro (pp), os alunos começaram por obter informação sobre a calendarização das culturas a desenvolver na horta que irá contar com os saberes e as técnicas dos avós.
O espaço da horta situa-se na parte frontal da escola, num terreno cedido para o efeito, a pedido da associação de pais.
Entretanto, hoje (08/01), sob um céu desanuviado e com o ar frio de Janeiro, demos início à criação da horta biológica. A avó da Joana, do 1.º ano (turma A), trouxe à escola os seus conhecimentos demonstrados na plantação de couve galega e na sementeira de favas e ervilhas, perante a observação e a experimentação dos alunos da turma A do 1.º ano e da sala 1 do pré-escolar.
Conciliando técnicas da agricultura tradicional com a valorização orgânica dos resíduos domésticos, de agora em diante, e de acordo com o calendário agrícola, outros avós virão colaborar na realização deste projecto pedagógico, continuando a elaboração da horta com os seus saberes práticos.
>
Ver ainda em turma1Atorreira.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que os legumes desta horta cresçam dia após dia como crescem os projectos desta escola.Mais um projecto enriquecedor para a nossa escola.Parabens
ASS. E.M

Anabela Magalhães disse...

Uma beleza! Estou a acompanhar a evolução do vosso projecto com atenção e desejo-vos excelentes colheits.
Beijos para a Gena, a Sãozinha e para ti, cunhada, que fazes um exceleeeeeente trabalho neste blogue.