domingo, 31 de janeiro de 2010

A horta cresceu e tem um espantalho

A horta biológica, que a EB1 e JI da Torreira (Fregim) adoptou este ano lectivo de 2009/10 como projecto pedagógico, continua a crescer com o contributo dos avós e a proporcionar aos alunos aprendizagens singulares relativas ao meio agrícola.
Em frente à escola, com área de aproximadamente 180m2, a horta já tem, praticamente, metade do terreno cultivado. Os produtos próprios desta época e região vão sendo cultivados e, se tudo nascer e crescer, como esperamos, teremos hortaliças suficientes para a confecção de algumas sopas.
Na sexta-feira (22/01), o Sr. António, avô da Leonor da sala 1, semeou cenouras, salsa e alfaces.
Na segunda-feira, foi a vez do Sr. José, avô do Bruno Rafael da turma H do 4.º ano, semear ervilhas e favas. Motivados por esta actividade, os alunos elaboram um inquérito sobre a profissão de agricultor que o Sr. José foi respondendo à medida que ia trabalhando, sob o olhar atento dos alunos. No final, colocaram, também, na horta, um espantalho construído previamente na sala que irá cumprir, com certeza, as funções para as quais foi construído - espantar os pardais.
Na terça-feira, veio o Sr. Manuel, avô da Margarida e da Nádia da turma D do 2.º ano, semear ervilhas e favas e plantou couves. Nessa tarde, ainda veio a mãe do Tiago que plantou meio cento de repolho.
Na quarta-feira, a avó do João, da turma D do 2.º ano, semeou cebolas e plantou cebolo, nabiça couve e repolho.
Na quinta-feira, o Sr. Armando, avô do Tiago da turma E do 3.º ano e do Vasco da sala 1, semeou ervilhas e favas.
Este projecto está a colher muito entusiasmo da parte de todos os alunos. Todos querem participar trazendo o avô ou a avó à escola que, com o seu conhecimento, semeiam e plantam produtos na horta.
Para a semana, é certo que outros avós virão…..

2 comentários:

Educação Tecnológica disse...

Gostaria de mais uma vez e para desta feita ficar registado, lhe dar os parabéns pelo excelente blogue que aqui tem. Já agora deixo-lhe o endereço do meu blogue actual: http://dimensao-t.blogspot.com/ e do meu blogue da minha anterior escola: http://etecnologica.blogspot.com/.

Continuação de bom trabalho.
Alexandre Marinho (formador Powerpoint)

Anónimo disse...

Parabéns foi uma boa ideia.....