sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Desfile em tempo de Carnaval

O Carnaval é comemorado nos três dias que antecedem a Quaresma. De acordo com a tradição cristã, a Quaresma é um período de quarenta dias até à Páscoa, iniciado na Quarta-Feira de Cinzas, e corresponde a um tempo de jejum e abstinência. Portanto, antes da quarentena de sacrifício, o Carnaval era por tradição a última oportunidade para se cometerem alguns excessos que acabavam sempre em festejos.
Tradicionalmente esta data é vivenciada, com muito entusiasmo, nas escolas do 1.º Ciclo.
Em contexto educativo, a época carnavalesca proporciona momentos em que as capacidades criativas dos alunos são muito incentivadas e exercitadas. As paredes das salas de aula, assim como os átrios, enchem-se de trabalhos coloridos: máscaras com utilização de diversos materiais, palhaços de muitos tamanhos, serpentinas, confetis, balões, e, principalmente, muita cor.
Este ano o “desfile de Carnaval” foi motivado por dois temas, um direccionado às “energias renováveis”, tema do Projecto Educativo, o outro dedicado à “horta biológica”, projecto que estamos a desenvolver na EB1 e JI da Torreira.
Todos os alunos compareceram fantasiados na escola exibindo fatos coloridos e muito criativos. Com fantasias a representar ventoinhas eólicas, paineis solares, o sol, jardineiros, espantalhos, legumes variados… todos os fatos no 1.º Ciclo foram da responsabilidade dos encarregados de educação, no pré-escolar essa tarefa coube às educadoras.
O desfile de Carnaval foi realizado num trajecto realizado na envolvente da escola, percorrendo alguns lugares, da freguesia de Fregim.
O tempo de sol que não chegou a aquecer, e um vento gelado, a manter a temperatura nos 5 graus, não impediram que esta actividade tivesse sido plenamente concretizada, através da qual os alunos puderam vivenciar situações de alegria e divertimento enquanto vão aprendendo a tomar contacto com as nossas próprias tradições.

4 comentários:

Anónimo disse...

deve ter sido um carnaval muito divertido para os alunos estas festas sao muito interesantes

Anónimo disse...

QUE LINDOS ESTAVAM OS NOSSOS MENINOS!
PENA O PUBLICO NÃO ESTAR Á ALTURA (pela quantidade) DE VER O TRABALHO FEITO PELOS ALUNOS E EDUCADORAS QUE ESTAVA TÃO BONITO E ORIGINAL.

Anónimo disse...

tava muito feio

Anónimo disse...

estava muito feio