quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Drive in Art, um projecto orientado para a pintura

O domínio das artes visuais é uma das áreas do ensino que mais contribui para estimular o interesse pelas aprendizagens e que mais permite a descoberta dos processos criativos individuais. Embora pouco desenvolvidas no seio do nosso sistema educativo, são reconhecidas as múltiplas potencialidades que as suas diversas expressões detêm na valorização do processo de ensino e no enriquecimento da formação individual.
Neste ano lectivo de 2009/2010, a EB1 da Torreira (Fregim), com os alunos e professores das duas turmas do 2.º ano de escolaridade, participa de um projecto de formação artística e divulgação da pintura que, está a ser desenvolvido por quatro alunos (Ana Bebiana, João Maia, Paula e Maria João) do 12.º ano de Artes Visuais da Escola Secundária de Amarante, sob orientação dos professores Manuel Augusto e Júlio Cunha.
Tanto para os seus dinamizadores como para os nossos alunos, este projecto escolar constitui uma óptima estratégia de facilitação e motivação das aprendizagens, tendo por fundamento o conceito de “landart” e por tema inspirador a obra do pintor amarantino Amadeo de Souza Cardoso.
“Drive in Art” é a denominação do projecto em curso, que tem em perspectiva culminar numa amostra de pintura em grande formato, realizada por crianças e jovens de escolas de Amarante, numa interacção com a cidade.
Durante a tarde, hoje, as duas salas da EB1 da Torreira transformaram-se temporariamente em verdadeiros ateliers de pintura com os alunos a riscar e a pintar a óleo sobre tela.
Nesta sessão houve tempo e engenho para aprontar dois trabalhos que se vão juntar aos que forem feitos noutras escolas participantes no projecto. Sendo de prever que, mais adiante, com o tempo de feição tenhamos oportunidade de visitar nas ruas de Amarante uma exposição inédita da iniciativa daqueles quatro alunos da Escola Secundária de Amarante para a qual contribuíram os nossos alunos do 2.º ano de escolaridade.



7 comentários:

Anónimo disse...

QUE BELOS E PEQUENOS ARTISTAS SÃO OS NOSSOS FILHOS.BELO TRABALHO.
PARABENS Á ESCOLA DA TORREIRA E SEUS COLABORADORES,E A TODOS OS INTERVENIENTES NESTE PROJECTO.
PS:O FRANCISCO 2ºC ADOROU ESTA EXPERIÊNCIA
CRISTINA

Anónimo disse...

Parabéns aos artistas da nossa escola. Gostámos muito de ver o vosso trabalho.
Somos os alunos do 1.º/2.ºB da EB1 Torreira e aqui deixamos um beijinho para todos.

Daniel Fernandes disse...

Parabéns pelo trabalho realizado.

Lina Pinto disse...

Tive o prazer de ver estas crianças a colaborar neste projecto pois o intusiasmo deles era fantastico.Parabens a EB1 da Torreira pelo trabalho que faz com os nossos filhos.

Anónimo disse...

Aos "Amadeozinhos" de hoje e quem sabe "Amadeos" num futuro próximo imensas pinceladas de parabéns.
Turma 1A Torreira aguardando um dia, quem sabe, também participar.

Os Cacelinhos disse...

Olá colegas! Parabéns pelo trabalho e boa semana.

Lúcia e Joana disse...

Olá, nós somos a Lúcia e Joana ex alunas da professora Anabela, muitos beijinhos para ela.
Muitos PARABÉNS para vocês!
As vossas iniciativas da pintura e não só são um MÁXIMO!
Beijos!
Lúcia e Joana.