segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Projecto especial com uma turma açoriana

Este ano lectivo de 2009/2010, na EB1 da Torreira (Fregim), teve início a execução de um projecto pedagógico especial.
O projecto tem por designação “Conhecer Outra Cidade”.
Iniciado em Novembro, sob orientação da professora do Ensino Especial Ana Martins, esta acção resulta do facto de a docente ter trabalhado nos dois últimos anos lectivos no concelho açoriano da Praia da Vitória, ilha Terceira, e de potenciar junto dos nossos alunos o conhecimento adquirido sobre um contexto sociocultural diverso daquele em que nos encontramos em Fregim-Amarante.
As actividades em curso, no âmbito do projecto, são desenvolvidas com um grupo de alunos com N.E.E. da EB1 da Torreira e com alguns alunos das respectivas turmas onde estão inseridos, desenvolvendo-se em parceria com uma turma da EB1 de Santa Rita, constituída, apenas, por alunos com necessidades educativas especiais.
O projecto consta da troca de trabalhos realizados pelos alunos de ambos os estabelecimentos de ensino com recurso à máquina fotográfica, e visam a divulgação inter-escolas das localidades a que pertencem os dois grupos de alunos.
O primeiro trabalho elaborado pelos alunos da EB1 da Torreira (Fregim), e já enviado por email para a escola dos Açores, foi um powerpoint em que consta a apresentação de alguns dos monumentos do concelho de Amarante, assim como dos Açores também já receberam um interessante documentário que aqui divulgamos.
Conhecer outras realidades, nomeadamente insulares, despertou nos nossos alunos grande interesse pela oficina de fotografia e empenhamento na realização dos trabalhos a fim de corresponderem a este desafio com a turma açoriana. Ao tomarem conhecimento da informação recebida dos alunos açorianos, os nossos alunos mostraram-se muito interessados pelos seus monumentos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei de ver o nosso trabalho publicado no vosso blog.

Lucília