terça-feira, 13 de abril de 2010

Uma peça de fruta à hora do lanche

Do conhecimento apurado com a experiência da vida, diz o nosso povo que “Pela boca morre o peixe”. O significado da expressão refere-se aos erros alimentares cometidos continuadamente e que levam a diversos distúrbios orgânicos.
Se o que está enunciado no ditado popular é verdadeiro, também é verdadeiro o seu contrário, isto é: a saúde começa numa dieta alimentar equilibrada.
Na ampla função educativa que a escola cumpre junto dos alunos, a Educação para a Saúde é uma das vertentes do 1.º ciclo do ensino básico; tanto melhor é exercida a Educação, quanto mais o conhecimento transmitido/adquirido é utilizado - saber fazer.
Com a publicação da Portaria n.º 1242/2009 de 12 de Outubro, foi adoptado o Regime de Fruta Escolar (RFE) instituído pela União Europeia e que consiste na distribuição de uma peça de fruta, pelo menos duas vezes por semana, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas. É de salientar que a Organização Mundial da Saúde recomenda que as refeições diárias contemplem no mínimo três porções de frutas, pois elas ajudam a prevenir doenças e são valiosas fontes de vitaminas e minerais.
A partir de hoje (13/04), os alunos da EB1 de Torreira (Fregim) passaram a beneficiar da aplicação deste regime (RFE), com a chegada, ao final da manhã, das primeiras peças de fruta, maçãs e peras. Semanalmente, às terças e quintas-feiras será oferecido este suplemento alimentar a todos os alunos, à hora do lanche.
Os objectivos deste programa nacional visam promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução dos custos de saúde associados a regimes alimentares menos saudáveis.

4 comentários:

Anónimo disse...

GOSTEI DESTA "FRUTA ESCOLAR"
PARABENS PELA INICIATIVA.

ENC.EDUCAÇÃO
CRISTINA

Anónimo disse...

Eu gostei muito das pêras eram duras e saborosas, tal como eu gosto.

Unknown disse...

As pêras estavam duras e deliciosas.

Foi um lanche gostoso.

Turma 2º D

Anónimo disse...

Turma C

A fruta era muito boa!
Vamos ficar mais fortes e saudáveis.