segunda-feira, 17 de maio de 2010

Estudo do Meio Ambiente em aula-de-campo

Nos projectos escolares centrados na temática dos ecossistemas ribeirinhos, as aprendizagens da preservação e conservação do ambiente requerem uma aproximação ao meio físico em que a aula-de-campo configura uma das estratégias pedagógicas mais adequadas.
Nesse contexto as ‘saídas de campo’ assumem um recurso do ensino indispensável cumprir na escola, por quanto possibilita a concretização dos temas na sua própria ambiência, para além de constituírem uma mais-valia enquanto enriquecimento do processo educativo até por via da motivação que despertam nos alunos.
Na escola EB1 da Torreira (Fregim), hoje (17/05), foi cumprida com os alunos a primeira saída de campo, no âmbito da execução do projecto pedagógico “A Água e a sustentabilidade na educação de novos cidadãos”, que está a ser realizado com o apoio do Projecto “Mil escolas” da Águas do Douro e Paiva (AdDP).
A actividade desenvolvida em dois turnos (manhã e tarde) foi orientada pela engenheira do ambiente Mariana Cruz, tendo como principal objectivo o reconhecimento e estudo das espécies que fazem parte da biodiversidade associada ao ribeiro que corre nas proximidades da escola.
Constituídos dois grupos de 40 alunos, o turno da manhã integrou os alunos do 4.º ano de escolaridade, e o da tarde contemplou os do 1.º e 2.º ano.
Preparados para a aula de campo em dia muito ensolarado, todos de chapéu na cabeça e munidos de caderno e lápis, foi em ambiente ribeirinho que as actividades tiveram lugar.
Aprender a escutar os sons que se fazem ouvir no meio ambiente foi um dos primeiros exercícios para aprender a respeitar o ambiente, espécies e habitat.
Recorrendo a uma metodologia de observação, simples mas rigorosa, alunos e professores consultaram fichas de identificação e livros e fizeram registos através do desenho. A biodiversidade ribeirinha esteve sempre em destaque: foi feita a identificação de plantas, árvores, flores, animais e insectos avistados nas margens do ribeiro, dando resposta às questões incluídas na ficha de trabalho.
Refira-se que, apesar das tentativas para saber o nome do ribeiro, na escola não o conseguimos identificar, mas com estas actividades, e por sugestão dos alunos, aquele curso de água passou a designar-se, para o projecto, de “Ribeira Verde”.
Tratou-se de uma aula de Estudo do Meio ocorrida em contexto real, muito motivadora e enriquecedora, em que os alunos da EB1 de Torreira (Fregim) estiveram envolvidos, fizeram aprendizagens e participaram activamente no conhecimento do seu próprio meio ambiente.

4 comentários:

Bea disse...

Só vos digo uma coisa: com as vossas experiências há quem vá fazer flores! capice?
beijos

EB1| JI Torreira - Fregim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Que lindos meninos e que grande professora!! :) Um pequenino espaço capaz de abranger tantos seres de tantas e bonitas cores...

Mariana Cruz

Anónimo disse...

Estou a ver que continuas em grande forma ... beijinhos

salete