terça-feira, 28 de junho de 2011

«Semana Cultural» em final de ano 2010/2011

Com a chegada do final do ano lectivo, cumpridas na EB1 de Torreira (Fregim) as actividades curriculares do terceiro período, o Plano Anual de Actividades (PAA) aproxima-se da sua conclusão com a realização da «Semana Cultural», cumprida entre os dias 20 e 22 de Junho de 2011.
Estes dias, excepcionais em convívio e socialização, no estabelecimento de ensino são vividos pelos alunos na realização de actividades formativas extracurriculares que convocam à criatividade e à participação em actividades conjuntas ante a presença da comunidade educativa, nomeadamente pais e encarregados de educação, para quem estes eventos finais do processo educativo têm significado muito especial.

No âmbito da «Semana Cultural - 2011», na segunda-feira (20/06) os alunos das duas turmas do 4.º ano de escolaridade fizeram a sua festa com actividades de representação, seguindo uma programação preparada com a ajuda dos professores das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e em que tomaram parte alguns familiares de alunos.
No final, as respectivas professoras fizeram a entrega dos livros de curso a todos os que concluíram com êxito esta etapa de quatro anos de escolarização, a que se seguiu um lanche-convívio entre os alunos-finalistas, familiares e professoras das duas turmas. Para estes alunos que transitaram para o 2.º Ciclo os professores da EB1 da Torreira (Fregim) fazem votos para que tenham um futuro escolar cheio de sucesso na sua nova escola.


O segundo dia da «Semana Cultural» (21/06) foi dedicado à realização de dois ateliês: um dedicado às ciências experimentais, designado por “Laboratório Aberto” onde todos os alunos puderam lembrar o método da ciência com a realização de três experiências científicas; o outro ateliê foi consagrado às actividades plásticas, levando a que todos os alunos exercitassem a criatividade realizando composições em cartolina.

E num painel todos os alunos, professores e funcionárias da escola deixaram a sua marca individual através da aposição de uma impressão digital.

Com o encerramento oficial do ano lectivo de 2010/2011, no dia 22 de Junho (pp) chegou ao fim em ambiente de festa a programação da «Semana Cultural» da EB1 de Torreira (Fregim).
Durante a parte da manhã, alunos e professores reuniram-se no polivalente da escola onde houve lugar à exibição de apresentações em palco. Começando pelos alunos do 1.º ano até aos do 4.º ano de escolaridade, todas as turmas organizadas pelos docentes das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC's) apresentaram canções, danças, exibições de flauta e pequenas dramatizações que foram do agrado de todos.

Após o almoço, as férias iniciavam para os alunos, enquanto para os docentes as actividades prosseguirão ininterruptamente até 15 de Julho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Foram dias muito bem preenchidos e com actividades diversificadas.
Ana Martins

Educação para Valores disse...

Olá!
Gostávamos de convidá-lo(a) a conhecer a nossa nova página do LED on Values no Facebook. Aguardamos com expectativa o seu "Gosto" e, desde já, sinta-se à vontade para partilhar a sua experiência/caso LED no nosso mural.

Siga-nos aqui no Facebook e convide os seus amigos também!

Obrigado e até breve.
A equipa do LED.