sexta-feira, 16 de abril de 2010

Horta biológica - Iniciada a segunda fase

O desenvolvimento das plantas está estreitamente associado ao ciclo anual das estações do ano.
Com a transição do Inverno para a Primavera chega o tempo do amanho da terra, das sementeiras e do plantio. O aumento das temperaturas, o crescimento dos dias e as chuvas próprias da época são condições favoráveis à germinação de sementes e crescimento de novas plantas. É a altura do ano em que se inicia a manutenção das hortas e jardins.
Passados dois meses sobre o final dos últimos cultivos na horta, entretanto, cresceram os produtos e cresceram as ervas daninhas por todo o lado. Como era previsível, agora, é chegado o tempo de mondar e sachar para dar continuidade às aprendizagens do projecto pedagógico iniciado este ano lectivo 2009/2010 na EB1 e JI da Torreira (Fregim).
As diversas turmas escalonaram as respectivas aulas de campo e durante a semana finda, todas as tardes, a «horta biológica» ganhou mais vida com a presença dos alunos e professores.
Desafiando este tempo de Primavera envergonhada que teima em não regularizar, era vê-los orientados pelos professores, de mangas arregaçadas, a aliviarem os produtos hortícolas das ervas que ensombravam o seu crescimento. Com chuva caída quase diariamente, as ervas desabrocharam com tal intensidade que quase cobriam as plantações efectuadas entre Janeiro e Fevereiro.
A terra foi remexida com recurso ao ancinho e ao sacho, plantaram-se mais algumas alfaces, e as ervilhas e as favas ficaram estacadas.
Enquanto na horta se desenvolvem as plantas cultivadas, com os alunos cresce o seu entusiasmo e o conhecimento sobre um processo ancestral muito familiar aos seus avós e essencial para sustento de todos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Existem Escolas do 1.º CEB que se transformaram numa mostra viva daquilo que é possivel fazer com alunos desta faixa etária no âmbito do ensino experimental das ciências. A vossa escola é o melhor exemplo que conheço. Parabéns. Continuem...

Emília Ribeiro

Anónimo disse...

Parabéns por tudo que têm feito nessa escola.

Deolinda Cardoso

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Que escola Bonita e Grande em tudo...
No dia que conheci a horta não havia sol e o tempo era curtinho, pela janela deliciei-me com o que via, um cantinho de cresceres e aprenderes.
Bom trabalho!
Mariana Cruz