segunda-feira, 5 de outubro de 2009

5 de Outubro - Dia Mundial do Professor

A falta de professores a nível mundial e os desafios que a profissão enfrenta são os temas que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) convoca para reflexão no dia de hoje (5/10) ao assinalar em 2009 esta jornada internacional.
Com as mudanças rápidas que se verificam no nosso mundo e cada vez mais interdependente, os professores não só têm que velar para que as nossas crianças adquiram competências sólidas em temas essenciais, mas que aprendam também como serem cidadãos responsáveis tanto nos planos local como mundial. Precisam de saber utilizar as novas tecnologias e de serem capazes de tomar decisões responsáveis em matérias de Saúde, Meio Ambiente e de outros assuntos.
Para tornar universal o ensino básico a UNESCO calcula que de 2007 a 2015 precisem de entrar ao serviço do ensino e da educação mais 10,3 milhões de professores em todo o mundo.
No entanto, o período de recessão económica mundial que estamos a atravessar pode constituir uma ameaça se impuser restrições no financiamento da educação, pelo que os governos devem continuar a apoiar a contratação, a formação e o desenvolvimento da capacitação profissional dos docentes.

1 comentário:

Bea disse...

obrigada pela imagem...