sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A mesma salada mista em três apresentações

Com a confecção de mais uma receita alimentar, no pólo escolar da Torreira (Fregim) fica cumprido o programa relativo ao concurso de saladas levado a efeito no âmbito do Projecto da Promoção da Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz (Amarante). E com a realização desta actividade cumpriu-se plenamente uma semana prática de Educação Alimentar, envolvendo todos os alunos de todas as turmas do jardim de infância e da escola básica, professores, funcionárias e encarregados de educação.
Aproveitando a passagem do Dia Mundial da Alimentação o concurso de saladas permitiu criar o contexto escolar experimental de concretização dos conhecimentos relativos à Roda dos Alimentos, fazendo a conciliação da teoria com a prática.
A última salada apresentada a concurso coube aos alunos do 4.º ano de escolaridade, que concluíram a iniciativa com a apresentação de uma salada mista sob o mote «A arte e o paladar de mãos dadas».
O prato teve como base de preparação arroz cozido, ao qual foram adicionados milho, ervilhas, atum, ovo cozido e nozes, levando ainda cenoura raspada, tomate e pimento surgindo à vista em três versões muito distintas e com aspecto sempre muito atractivo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim é verdade, muito atractivas e saborosas. Eu provei e gostei.
Parabéns a todos.
Neide

Anabela Magalhães disse...

Foi um gosto passar por aqui e até já me abriu o apetite, apesar da hora tardia.
Estas actividades com as crianças são importantíssimas porque, já diz o povo, "De pequenino se torce o pepino!"
As saladas estão todas uma beleza e com um aspecto de comer e chorar por mais e mais importante do que saber qual delas vais ganhar, bem sei que há um concurso, é incutir este espírito de colaboração, empenho e participação nos mais novos.
Beijinho, cunhada, e continua o excelente trabalho que aqui tens no blogue, porque doutra forma jamais saberíamos destas vossas iniciativas.