segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Contar histórias às crianças - uma actividade no JI

A formação da personalidade do adulto começa desde muito cedo, na infância, período em que as histórias contadas são uma das formas mais importantes de se proporcionar a aprendizagem de valores.
A ficção e os enredos permitem a transmissão de experiências que contêm conhecimento e uma moral que, normalmente, perduram enquanto esclarecimento do modelo de comportamento para a vida.
Ler todos os dias uma história, cuidando de escolher o momento e o ambiente mais favorável para evitar a dispersão, assegurando que todas as crianças acompanhem e realizem as actividades centradas no livro, é uma das actividades propostas pelo Plano Nacional da Leitura (PNL).
Neste âmbito, no Jardim de Infância da Torreira (Fregim) a educadora Conceição Medeiros planificou duas actividades que estão a ser desenvolvidas com as crianças da sala 1. São a “Hora do conto” e o “Empréstimo domiciliário de livros”.
A “Hora do conto” é desenvolvida diariamente, na sala de aula, com apoio do projecto “Livros com rodas”. Nessa hora, à porta da sala é colocado um cartaz que faz apelo ao silêncio e à proibição da entrada ou saída de qualquer pessoa.
Posicionados os alunos em roda sentados no chão, a educadora lê uma história. Terminada a leitura, todos os meninos são estimulados a fazer um registo do que ouviram.
Quanto ao ‘empréstimo domiciliário de livros’, diariamente, um aluno escolhe um livro da biblioteca da escola, leva-o para ser lido em contexto familiar, e no dia seguinte conta aos colegas a história aprendida em casa.
Com a aprendizagem das primeiras letras e com o exercício da leitura a formação prosseguirá, cada vez mais, com maior destreza e autonomia individual.

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