quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Concurso de saladas: aprendizagens sem competição

Com a realização do concurso de saladas, levado a efeito durante a semana de 19 a 23/10, no pólo escolar da Torreira (Fregim), criou-se o contexto de consolidação dos conhecimentos relativos à Roda dos Alimentos, conciliando as regras da alimentação saudável com os procedimentos higieno-sanitários adequados.
A par das actividades lectivas, esta actividade promoveu uma semana prática de Educação Alimentar, envolvendo todos os alunos de todas as turmas do jardim de infância e da escola básica, professores, funcionárias e comunidade educativa.
Concluída esta iniciativa pedagógica, que passou na avaliação de um júri constituído apenas por alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade e pré-escolar, registámos a dinâmica gerada pelo envolvimento entusiástico de todos, ultrapassando mesmo as expectativas iniciais.
Em contexto pedagógico, este denominado “concurso” de saladas teve apenas o valor da motivação e do incentivo às aprendizagens, sem o sentido da competição que vulgarmente lhe poderia ser atribuído, cabendo por fim aos professores proporcionar aos seus alunos também este ensinamento.

2 comentários:

Lina Pinto disse...

Obrigado por nos mostrar estas fotos do concurso das saladas.
Estao muito bonitas ,fresquinhas e deliciosas.Muito obrigado por este trabalho que nos mostra as actividades dos nossos meninos.
Beijinhos para todos.
Ass:Lina Pinto
Mãe do Nuno Miguel 1B

Anónimo disse...

parece estarem muito boas

ass:cristiana sousa

irmã do marco 1b