sexta-feira, 16 de outubro de 2009

EB1 e JI no Dia Mundial da Alimentação

A cada ano que passa estima-se que há mais 100 milhões de pessoas subnutridas em zonas do globo mais pobres e privadas do acesso aos alimentos, enquanto noutras mais ricas e de maior abundância por maus hábitos alimentares aumenta o número de obesos e doenças provocadas por erros na dieta alimentar.
Hoje, 16 de Outubro de 2009, é conhecido pelo Dia Mundial da Alimentação.
Reconhecendo a fragilidade do sistema alimentar mundial e a vulnerabilidade humana em relação à disponibilidade de alimentos, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para assinalar este dia mundial estabeleceu como tema «ALCANÇAR A SEGURANÇA ALIMENTAR EM ÉPOCA DE CRISE».
Esta efeméride foi assinalada no Pólo escolar da Torreira (Fregim) com variadas actividades pedagógicas e educativas desenvolvidas conjuntamente pela EB1 e o JI.
A manhã iniciou na sala polivalente onde todos os alunos começaram por assistir a um pequeno “sketch” realizado por professores e auxiliares, abordando o tema dos erros alimentares cometidos por muitas crianças.
Seguiu-se a apresentação de um powerpoint com que foi feita a exploração da Roda dos Alimentos.
Entretanto chegou um momento musical em que os alunos cantaram um tema previamente ensaiado, cuja letra ensina a fazer uma boa alimentação.
Por último, todos participaram na construção de uma grande "Roda dos Alimentos". Estas actividades realizadas com os alunos a propósito do Dia Mundial da Alimentação, e fora das salas de aula, tiveram como objectivos sensibilizar os alunos do pré-escolar e do ensino básico para a importância de uma alimentação racional e equilibrada e compreender o significado da Roda dos Alimentos para a orientação diária na escolha e combinações alimentares.

1 comentário:

Ana Martins disse...

Olá a todos…
Sem dúvida, estas duas semanas foram muito didácticas, tanto para os professores, como para os alunos. Nunca é demais relembrar os bons hábitos alimentares. Quero dizer a todos, que participaram nestas actividades, muitos parabéns, pois é com exemplos que construímos uma vida melhor.
Ana Martins